Em 1783 o vulcão islandês Laki já tinha mergulhado a Europa no caos:
Foto aérea mostra erupção de vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia. A atividade vulcânica, a maior erupção na região em 200 anos, obrigou centenas de pessoas a deixar uma pequena vila ao sul do país e causo.
Há pouco mais de dois séculos, nuvens insalubres vindas da Islândia desolaram a Europa. Como hoje, especialistas e políticos se perguntaram sobre que respostas dar a tal cataclismo. Em 1783, o vulcão em questão era o Laki. O historiador Emmanuel Garnier (CRHQ, CNRS-Universidade de Caen), representante do Laboratório das Ciências do Clima e do Meio Ambiente (LSCE), relata na obra “Les Dérangements du temps: 500 ans de chaud et froid en Europe” [“Os distúrbios do tempo: 500 anos de calor e frio na Europa”] um episódio que segundo ele marcou “o ato de nascimento do Estado previdenciário na França”.
A erupção do Laki, de 8 de junho de 1783 a fevereiro de 1784, foi bem mais intensa do que a que assistimos hoje. Na Islândia, foi uma desgraça: 80% dos carneiros, metade dos bovinos e dos cavalos morreram de fluorose, logo seguidos por 20% da população, que sofreu com a fome. “Alguns historiadores relatam que um casal de homossexuais teria sido oferecido como sacrifício expiatório”, conta o historiador.
Bem antes que a notícia chegasse à Europa, pôde se sentir os efeitos perniciosos da nuvem. O dióxido de enxofre presente na bruma atacou o sistema respiratório dos mais fracos. Na Inglaterra, segundo o geógrafo John Grattan, a mortalidade foi 30% maior do que a média. Na França, os registros paroquiais revelam uma taxa idêntica, “especialmente entre as crianças de 1 a 8 anos, em todas as camadas sociais”, diz Emmanuel Garnier.
DIÁRIO DE UM PASTOR CRISTÃO CHAMADO JOHN:
![]() |
Relatório de um pastor cristão. |
![]() |
Um relato histórico único. |
SEGUNDO O PASTOR FOI O CUMPRIMENTO DO APOCALIPSE:
Segundo o pastor cristão, a erupção vulcânica de Laki, na Espanha, em 1783, foi um acontecimento apocalíptico. O pastor descreveu o acontecimento como um julgamento que Deus fez de seu povo. Ele escreveu: Este povo que não teve seu suprimento alimentício não contaminados durante a fase mais crítica, passou por muito sofrimento. Seus corpos ficaram inchados. Sugiram tumores. A pele ficou ressecada e bolhas nas costas das mãos, pernas, pés, e articulações. Muitos morreram. De 8 a 10 pessoas eram enterradas em um mesmo túmulo.
ALGUNS EFEITOS DA ERUPÇÃO:
ALGUNS EFEITOS DA ERUPÇÃO:
UMA CHUVA DE CINZAS VULCÂNICA:
![]() |
Carro atolado em cinza. |
ESCURIDÃO: O DIA SE TRANFORMOU EM NOITE:
MORTE DE HUMANOS E ANIMAIS:
Para o pastor John, ele estava vendo o desenrolar do Apocalipse, e ele tinha razão. Porém, o que ele via era "um quadro em miniatura do Apocalipse". Ou seja, "Um Apocalipse em Miniatura". Pois tratava-se de uma pequena amostra do Apocalipse. Pois, o Apocalipse trata de um acontecimento que mergulhará um mundo em uma catástrofe global na qual grande atividade vulcânica estará envolvida.
O VULCÃO EYJAFJALLAJOKULL QUE CAUSOU "O DIA DO SENHOR" EM 1783: